sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

História de Portugal ( os primeiros habitantes)s

       Quem foram os primeiros habitantes desta região?É muito difícil se dizer ao certo, mas a versão mais aceita entre os historiadores é que muitos séculos antes de Cristo, viveram na Península Ibérica gentes que dela seriam originarias,pessoas que, tanto quanto se pode se dizer, não tinham vindo de quaisquer outras regiões.Porém,desde muito cedo,os povos de outras partes começaram a se encaminhar para esta zona, fixando-se muitos destes na região ocidental- aquela que havia de ser, mais ou menos a terra portuguesa - misturando o seu sangue com os naturais dela.
       Estes povos invasores foram os Iberos, os Fenícios, os Gregos, os Celtas, os Cartagineses, os Romanos, os Suevos, os Alanos, os Visigodos e os Mouros. De tão grande mistura de raças que ao longo dos séculos se foi fazendo( podemos dizer do século XII antes de Cristo até o século VIII depois de Cristo) saíram os povos peninsulares, saiu o povo português.
      Nos mostra a história que os habitantes da parte mais ocidental da Península apresentaram sempre características especiais, que os tornaram, no decorres dos tempos diferentes dos outros povos ibéricos. Uma das suas características dominantes, já nas épocas remotas em que começa a sua História, é o amor pela independência, que os leva sempre a negar-se, até à ultima, a viver subjugados por estranhos.
      Dir-se-ia que as várias gentes que vinham no correr dos tempos instalar-se nesta nossa faixa se iam fundindo com uma personalidade popular forte, independente, que já aqui encontravam-e , assim, um mesmo carácter se manteve, se fortificou, se transmitiu no decorrer das idades, ainda que a raça se fosse alterando,enriquecendo, com as sucessivas fusões de sangue. Sangue dos que estavam em Portugal antes das invasões? Sangue de celtas,de romanos, de suevos ou visigodos, de mouros? De todos os termos algum - de uns mais, de outros menos, evidentemente...Mas, acima de tudo, uma personalidade diferente de cada uma das personalidades destes povos, uma personalidade vigorosa, moldada pelas misteriosas origens rácicas, pelo meio geográfico, pelas comuns necessidades e interesses, foi surgindo, so fundo dos séculos, para que um dia nascesse Portugal...

O Templo romano de Diana, em Évora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário